terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

CARTA PARA OS BIÓLOGOS DO MELHOR CURSO DO PAÍS


Nino Bellieny


A formatura do Melhor Curso de Ciências Biológicas do Brasil, ( segundo o MEC), pela Faculdade Redentor entrou realmente para a história da Instituição e, naturalmente, na de todos os envolvidos. Um professor não pode estar naquela noite, mas, enviou e esta foi lida em público, uma emocionante mensagem:

CARTA DE UM AUSENTE

ANDRÉ BOHRER MARQUES*

Quantas saudades sinto de todos vocês!
Vocês não tem como imaginar e eu não tenho vocabulário para transmitir a minha emoção no recebimento desse MARAVILHOSO CONVITE DE FORMATURA!
Sinto-me profundamente honrado em ter participado da formação de tão queridos alunos! Tenho que agradecer para sempre a Deus por ter colocado vocês em meu caminho profissional e pessoal.

Lembrem-se que são vencedores, basta olhar a foto do convite, é fácil constatar que a maioria ficou pelo caminho.
Aproveitem o máximo desse momento, pois ele é o coroamento de muita dedicação, luta, abdicação de lazer, abdicação de momentos com a família, ou seja, se eu tivesse que escrever uma única frase, esta seria: o coroamento de muito sacrifício. SÓ SE FORMA QUEM PASSA POR ISSO! QUEM SE SACRIFICA!

Tenham muito orgulho de vocês e de todos os seus familiares, pois, eles também estão se formando hoje. Também se sacrificaram durante essa longa jornada que se finda agora.
Aqui, atrás da tela do meu computador, estou quase explodindo de entusiasmo com essa linda notícia, estou com meu coração inundado de alegria, mas tão inundado, que meus olhos transbordam a  emoção de minha alma!
Todos vocês são muito especiais, para mim, para seus parentes, e para o Mundo.
Quando vi a foto de vocês lembrei como se fosse hoje as nossas aulas, tive alguma dificuldade de reconhecer alguns, obviamente por ser uma  foto.

Efranci foi fácil de se reconhecer, mas uma dúvida, nas aulas você sentou ali na frente até a última disciplina? Isso eu tenho dúvida, porque a sua dedicação e seriedade, é para o resto da vida, e não há hipótese de você perder isso!!! PARABÉNS EFRANCI!

Dei uma olhadinha melhor  e vi um aluno que descobri só agora que tinha muita inveja de mim, custei a reconhecê-lo, pois a inveja dele era tanta que arrumou um penteado igualzinho ao meu. Em contra partida quando eu falava o nome dele a inveja era minha: "Ainda vou ter um nome desse!!". É ,meu amigo MAckstiller, agora você tem o chamegão!! PARABÉNS MACKSTILLER!

Ao lado dele, pensei comigo: Quem é essa aluna? Logo me veio a recordação, é ela!! Mas qual é mesmo o nome dela? Não lembrei de jeito nenhum. Mas pra que lembrar do nome se lembro do seu coração,  só pessoas boas e com um lindo coração ficam marcadas por essa palavra, talvez seja por isso que ela só me chamava de CORAÇÃO, começou com o Professor Josef, mas me chamava assim também!! PARABÉNS CORAÇÃO!

Ao lado do Coração não tive a menor dúvida de quem era! Mas o nome de novo me faltou. Lembro que era muito parecido com Maria, mas em hipótese nenhuma podia chamá-la de Maria. Mas Maria esquenta não, vou te chamar de Maria mesmo, e tenha orgulho do seu nome, mesmo que seja Maria, nome tão lindo! É o nome da Mãe de Jesus! Além do nome parecido, tenha orgulho de você também. Afinal, vou ter que confessar: você é uma guerreira!! Trabalhar o dia inteiro e depois encarar aulas a noite, quando você dormia nas minhas aulas, eu é que ficava aliviado em saber que você estava descansando um pouco! PARABÈNS GUERREIRA MARIA!
  
Ao lado da Efranci, demorei a reconhecer! Pensei em Gisele Bündchen, mas não me lembrava em ter dado aulas para ela, mas a Bruna sim eu me lembro! Você está linda nesse convite. Dei aula para uma menina e recebo convite de uma mulher! Você me trás ótimas referências do que é ser uma aluna dedicada! PARABÉNS BRUNA!!

Ao lado da Bruna, vejo uma aluna que reconheci, mas, fiquei meio confuso! Não me lembro dela nessa turma, qual era mesmo o nome dela? Pergunto comigo mesmo. É a Carla!! Mas, se está formando em outra turma significa que ela é corajosa, e é persistente! E só existe um tipo de pessoa que possui essas características, são as pessoas vitoriosas! PARABÉNS CARLA!

Em baixo vejo logo aquele flamenguista enjoado!! Qual é mesmo o nome dele? Lembrei, é o Ramon! Falava para caramba nas minhas aulas!!! Mas era um aluno espetacular e muito inteligente, academicamente falando é claro. Pois, só em ser flamenguista é sinal de uma certa demência! Desculpe minha brincadeira, Ramon! E aceite as minhas congratulações. PARABÉNS RAMON!

Ao lado do Ramon, vejo quem? A Mariana! Êta moreninha bonita!! Você ainda tem a mania de ficar assistindo aulas chupando pirulito? Era quietinha nas minhas aulas, falava pouco, mas dava para perceber que é inteligente e é focada. E é por isso que está nesse coroamento! PARABÉNS MARIANA!

É a Ana Paula que está logo depois da Mariana. Outra aluna inteligente e quietinha tinha hora que não estava focada. É lá de São José do Calçados, sempre perguntava para ela se conhecia o meu amigo Tércio, que nunca mais encontrei! Grande Ana Paula! PARABÉNS ANA PAULA!

Ao lado da Ana Paula aparece a querida Maria! Também quietinha, falava pouco na sala de aula, mas pessoalmente falava bem! E não posso elogiar o seu nome para a Edimária, acho que o nome dela era esse, e quando falar de você, não deixar de dizer que o seu nome é lindo! Saiba que você tem carisma! PARABÉNS MARIA!

Ao lado da Maria, aparece quem? Priscila! Êta morenaça! Lá de Muriaé! Ôôô, terra de mulher bonita!! Você sabe que é inteligente, e se esforça para alcançar seus objetivos. A prova está ai! Você se formou! PARABÉNS PRISCILA!

Por último, o grande, o mais inteligente, o mestre dos mestres, o show-man do churrasco de turma, o magnífico, o nosso queridíssimo, Michel Marques!!! Aêê meu camarada! Que você ia se formar eu não tinha a menor dúvida! Sabia que os melhores perfumes saem dos menores frascos? Talvez seja por isso meu amigo, que você saiu de Aperibé!! PARABÉNS MICHEL APERIBÉ!!


Desculpe se errei os nomes, se esqueci de outros, mas de vocês lembro muito bem!


Orgulhem-se dessa conquista, lembrem-se que a jornada é dura e sempre acreditem em vocês, sejam persistentes, éticos e profissionais em tudo o que fizerem, inclusive na busca pelos sonhos.
Sucesso na vida profissional de todos. Parabéns!

Deus abençoe a cada um
Um beijo cheio de saudades e emoção.

*André Bohrer Marques foi professor desta fantástica turma.