A Educação é uma torre de transmissão de energia de uma geração à outra. Nino Bellieny
Carla Priscila Alves da Silva
-Autora do artigo-
| |
O futuro de nossa educação depende das escolhas que fazemos hoje, sejamos governantes, alunos, educadores, participes de uma comunidades, entre outros, e para isso é preciso ter formulado em mente os objetivos almejados, ou seja, até onde se pretende chegar, fazendo uma reflexão relevante sobre nossas atitudes e ações no âmbito educacional. É nesse contexto que o artigo apresenta de forma sintetizada uma analise sobre a formação e a atuação dos profissionais ligados a educação em frente às inúmeras mudanças que ocorrem no mundo, enfatizando as complexidades entre realidade, novas tecnologias e meio escolar.
A educação é algo complexo, que precisa ser planejada e articulada por seus mediadores, torna-se claro então que os educadores precisam ser bem preparados, pois lidam com seres de um mundo e em formação, mas aí se perguntamos, será mesmo que está acontecendo essa boa formação de nossos educadores? Ou talvez seja preciso se reestudar a forma como nossos profissionais estão sendo preparados? Para se ter um melhor aprofundamento sobre tais indagações é preciso analisar o dia-a-dia das nossas escolas, verificando se realmente se estas sabem encarar as diversidades do mundo estudantil que cada vez mais se mostra com varias facetas.
Iniciando uma reflexão sobre o que falou Blaise e trazendo para o nosso contexto, fica claro que falaremos sobre educação e educadores, para se saber sobre como anda essa educação nada melhor que conhecer bem quem articula o conhecimento, ou simplesmente o contrario, conhecendo como anda um certo grupo de alunos vamos saber que tipo de educador eles possuem, ou seja, alunos e professores são algo completamente ligados, não se pode desvincular esses seres pois os mesmos interagem e possuem um forte elo.
No mundo as transformações são inerentes a qualquer sociedade e lugar, os conhecimentos são acumulados e associados ao conhecimento de seu tempo, esses saberes dão ao homem as condições necessárias para a mudança, e a construção desses conhecimentos é vivenciado no dia-a-dia, passo a passo, através de estímulos contínuos, e o principal lugar para ocorrer essa estimulação encontra-se no ambiente educacional. Os dias de hoje são bem diferentes do passado e nesta pespectiva que se volta esse trabalho, na de preparar pessoas para lidar com essas intensas mudanças,não só as já ocorreram, más as que ainda estão por vir, trata-se de uma revolução da maneira como o nosso mundo está caminhando e cada educador tem a responsabilidade sobre o avanço da aprendizagem e na maneira de como a população ao redor do mundo conhece o universo alheio.
Sabe-se que o mundo não para, as mudanças acontecem a todo o momento e em veloz intensidade, na escola não é diferente, precisamos colocar a escola diante de seu tempo real, onde se é capaz de ensina e aprender de maneira dinâmica, pratica e criativa, deixando de lado os aspectos tradicionais da sala de aula e aprendendo a lidar com um tempo diferente. Para lidar com essas ligeiras mudanças, se faz preciso adquirir profissionais agis e habilidosos , capazes não só de ensinar, mas principalmente transformar pensamentos, ajudando assim a construir um alguém verdadeiramente cidadão, capaz de atuar no seu meio e a seu tempo criticamente, desenvolvendo assim seus aspectos sociais. Esse é o grande motivo dos educadores precisarem rever e transformar suas atitudes, buscando novos métodos e instrumentos que auxiliem na desenvoltura profissional.
As novas descobertas: sabemos lidar com elas?
Atualmente, existem milhares de novidades que as crianças e jovens desconhecem, a escola, deveria ter o papel de fazê-las conhecer, no entanto, grande parte, dos professores atuais ainda não estão preparados para lidar com essas novidades,e continuam a utilizar métodos tradicionais, apenas quadro, giz, livros didáticos e aulas expositivas, o que faz despertar nos educandos o desinteresse pela escola e por tudo que nela existe. Grande culpa do atraso das escolas diante do mundo e das tecnologias que nele tem, acontece por parte das políticas voltadas para educação, pois a maioria das escolas funcionam em má condição, sem nenhum recurso tecnológico, e os professores também não tem condição nem capacitação para trazer esses novos meios ao ambiente escolar.
|
quinta-feira, 18 de abril de 2013
O FUTURO DA EDUCAÇÃO
Assinar:
Postagens (Atom)