quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

AUXILIANDO O CONSELHO TUTELAR

O jornal EXPRESSÃO Campista, em sua versão online, publicou matéria sobre a preocupação da vereadora Auxiliadora Freitas com a situação de algumas escolas no município de Campos dos Goytacazes e o BBA=BLOG BRAÇOS ABERTOS reproduz aqui.

NinoBellieny



Vereadora ajudará conselho tutelar na educação

EXPRESSÃO Campista

Membros do Conselho Tutelar de Campos visitaram nesta terça-feira (dia 5) o gabinete da vereadora Professora Auxiliadora Freitas, presidente da Comissão de Educação Cultura e Desporto da Câmara Municipal, para pedir que ela intercedesse junto à Secretaria de Educação do município no sentido de ajuda-los a fornecer informações aos pais de alunos que estão encontrando dificuldades para efetuar matrículas nas escolas da rede.
A parlamentar ouviu dos conselheiros que as informações que estão sendo fornecidas a eles por funcionários da secretaria de educação são desencontradas. Auxiliadora se comprometeu de resolver o problema diretamente com a secretária Joilza Rangel.
— Assumi este compromisso para ajudar não só os conselheiros e os alunos, mas também a secretaria de educação. Tenho certeza de que a professora Joilza, ao tomar conhecimento dos incidentes, não medirá esforços para sanar as questões que carecem de resolução imediata - disse a vereadora.
No entanto, Auxiliadora cobrou dos conselheiros que enviassem ao seu gabinete uma listagem individualizada com os alunos que estão enfrentando dificuldades na renovação, indicando quem fez ou deixou de fazer a pré-matrícula.
- Os conselheiros me disseram que os problemas estão acontecendo nas regiões da Baixada, Guarus e Parque Aurora. Mas é importante fazer o levantamento correto do problema, que em alguns casos pode estar associado à ausência de pré-matrícula -  declarou a vereadora.
Uma das soluções a ser buscada por Auxiliadora será a inclusão de alunos excedentes no programa de bolsas que a prefeitura tem com determinadas instituições. Porém, ela esclarece que a solução definitiva, em médio prazo, passa pela correção do fluxo escolar, cuja solução depende da melhoria da qualidade do ensino, além da construção de novas escolas que comportem a totalidade de alunos da rede municipal.
- Atualmente temos um índice de reprovação muito elevado. Portanto, o ajuste do fluxo escolar depende da melhoria dos níveis de aprendizado, pois as crianças repetentes acabam ocupando vagas que seriam, a princípio, daquelas que estão em regime de progressão normal. Investindo em melhorias, automaticamente diminuiremos o índice de repetência e as vagas serão preenchidas sem problemas - ponderou Auxiliadora.
A vereadora também destacou que muitos dos problemas atuais se devem à ausência de construção de escolas nas gestões anteriores a de Rosinha. “Antes do governo Rosinha, levou-se mais de dez anos sem que escolas fossem construídas em Campos. gerando novas Tenho certeza de que no segundo governo da prefeita Rosinha Garotinho conseguiremos avançar ainda mais no sentido de construir novas unidades de educação, principalmente creches, onde a necessidade é maior, para que consigamos atender à imensa demanda que existe em nossa cidade", finalizou.