segunda-feira, 25 de março de 2013

BRUNO, UM ITAPERUNENSE EMPREENDEDOR

Nino Bellieny

Bruno Pires é diretor da B2B Empreendimentos, empresa, que entre outras atividades, cuida da monumental feira de negócios MercoNoroeste. Agora, Bruno lança um banheiro portátil bem original, sem precisar para produtos químicos. É o Banheiro Móvel Hexagonal,  (o nosso blog aproveita e batiza de "Bamoex"). Abaixo, a história da inspiração e criação do revolucionário produto de grande utilidade e sem o mau-cheiro característico dos portáteis conhecidos.





Bruno Pires 




1-Como é este projeto de banheiro portátil?
O projeto é a criação de um Banheiro Móvel Hexagonal, composto por seis cabines triangulares com apenas mictórios e com uma capacidade de armazenamento de 1390L de urina.

2- Começou quando
Tudo começou quando estava na cidade de Cape Town, na África do Sul e no penúltimo dia antes da minha volta ao Brasil, vi um modelo de banheiro químico diferenciado, o qual serviu de inspiração para iniciar este projeto. 

3- Envolvidos
Envolvi primeiramente pessoas do meu dia a dia, como minha família e meus amigos. Depois passei a envolver pessoas com conhecimento técnico de engenharia e administração. Pois era muito importante saber se o projeto seria viável para continuarmos levando a ideia a frente. Depois de um longo período de pesquisas, opiniões e ideias, resolvi iniciar o processo de reunir todas as propostas em um projeto técnico e profissional. Nesta etapa pude contar com o Escritório Escola da Faculdade Redentor, onde conseguiram assimilar muito bem minhas ideias e desenvolver um excelente projeto, já com especificações que permitem a fabricação do produto. Após essa etapa, parti para a fase de proteção da invenção.
Participei do Programa Bônus Propriedade Intelectual, da REDETEC, Rede de Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro, o qual beneficia micro e pequenas empresas que buscam proteger os ativos intangíveis da empresa da melhor forma possível. O programa custeou 80% do valor da patente, facilitando muito concluir esta etapa. O pedido de patente foi requerido pela empresa Clarke Modet & Cº Brasil, com sede no Rio de Janeiro.

4- Propósito
Na minha visão, a criação de qualquer produto parte sempre do princípio que algo não está funcionando como deveria estar. Entretanto, como sempre existem os dois lados da moeda, isso é problema para uns e oportunidade para outros. Qualquer empreendedor que observa um problema, já logo tem o feeling de pensar em alguma solução viável. Comigo não foi diferente, além de sempre ler notícias e relatos da dificuldade de utilizar os banheiros químicos em grandes eventos, seja pelas filas imensas, pela sujeira ou por sua capacidade preenchida, já fui um desses que enfrentaram filas kilometricas para simplesmente poder usar um sanitário. E como todo empreendedor, fiquei pensando em uma solução que pudesse aumentar a oferta por sanitários, diminuir a sujeira, o mal cheiro, aumentar a capacidade de armazenamento de urina e o principal, criar um produto com apelo sustentável e design diferenciado dos modelos tradicionais. Então comecei desenvolver essa ideia, e conseguir chegar neste projeto do banheiro hexagonal móvel, que pode ser usado por até 6 pessoas ao mesmo tempo, cada um na sua cabine, mantendo a privacidade, com uma capacidade de armazenamento total quase 10 vezes maior que o sanitário químico tradicional e um sifão especial para conter o mal cheiro. Além de tudo, esse banheiro não usará química, tradicionalmente usada para “segurar” o odor desagradável dos banheiros químicos. Teremos um armazenamento apenas de urina, que será descartada de maneira correta e será matéria prima de um outro empreendimento, no qual irá transformar a urina humana em fertilizante para plantas, evitando assim, que esse resíduo seja um poluidor de águas.   


5- Motivação
Muitas pessoas vivem de sonhos, mas é a motivação e o espírito empreendedor que fazem esses sonhos serem apenas um ponto de partida para as grandes realizações.
Penso que a maior motivação para o desenvolvimento deste produto, é a possibilidade de criar uma alternativa para resolver, ou ao menos amenizar, um problema tão sério que é essa questão dos banheiros nos mega eventos que acontecem pelo país.


7- Resumo
Penso que este projeto, apesar de tudo, ainda é muito embrionário, pois ainda faltam muitas etapas a serem cumpridas até sua possível consolidação como um produto inovador, entretanto, um grande caminho já foi percorrido até aqui. Do dia que tive o primeiro estalo aqui na minha cabeça para o dia de hoje, na qual já tenho um pedido de patente depositado, muitas dificuldades foram superadas e isso me deixa extremamente feliz. São muitos obstáculos encontrados e sei que os maiores desafios ainda estão por vir, mas é muito gratificante estar conseguindo realizar aquilo que um dia foi apenas um sonho. Isso é empreender!