segunda-feira, 22 de abril de 2013

ARTIGO SOBRE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO -I



O BBA encontrou este interessante artigo de Engenharia de Produção. Leia hoje a primeira parte e amanhã, a segunda

NinoBellieny




ft- NB

Gestão & Produção

Print version ISSN 0104-530X

Gest. Prod. vol.7 no.2 São Carlos Aug. 2000

http://dx.doi.org/10.1590/S0104-530X2000000200004 

Estrutura organizacional e equipes de trabalho: estudo da mudança organizacional em quatro grandes empresas industriais

Organizational structure and work teams: a study of organizational changes in four major companies


Mário Sacomano NetoI; Edmundo Escrivão FilhoII
IDepartamento de Engenharia de Produção, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, E-mail: pmsn@iris.ufscar.br
IIDepartamento de Engenharia de Produção, Escola de Engenharia de São Carlos – USP, E-mail: edesfi@prod.eesc.sc.usp.br



RESUMO
O artigo apresenta uma pesquisa realizada em quatro empresas industriais sobre as mudanças em sua estrutura organizacional e a formação das equipes de trabalho. A metodologia da pesquisa teve caráter exploratório e descritivo em face da escassez de trabalhos empíricos sobre o tema no Brasil. A conclusão da pesquisa revela que as equipes de trabalho têm sido fundamentais no novo projeto estrutural dos anos 90, particularmente com relação à questão da flexibilidade do processo produtivo. O artigo aborda também outros aspectos levantados na pesquisa, tais como a cultura organizacional, o layout e o comportamento da gerência.
Palavras-chave:sistemas de produção; estrutura organizacional;equipes de trabalho.

ABSTRACT
This paper reports on a research carried out at four large manufacturers regarding changes in their organizational structures and the formation of work teams. The structural changes that have been wrought in these organizations are complex and understanding their depth and scope requires much effort and detailed analysis. Upon completion, the research revealed that work teams have a been vital factor in the design of the new organizational structure of the 90s, particularly insofar as the issue of production flexibility is concerned. This report also discusses other significant aspects uncovered by the research that significantly affect successful organizational changes, such as organizational culture, layout and the attitude of management.
Key words: production systems; organizational structures; work teams.



1. Introdução
O objetivo do artigo é apresentar uma pesquisa realizada sobre as mudanças na estrutura organizacional e a formação das equipes de trabalho. A pesquisa se constituiu de duas partes: a primeira foi uma revisão bibliográfica sobre estrutura e mudança organizacional. As informações bibliográficas obtidas revelaram uma tendência recente e crescente, principalmente na segunda metade da década de 90, das médias e grandes empresas promoverem mudanças na estrutura organizacional e utilizarem as equipes de trabalho para flexibilização dos processos produtivos.
Em conseqüência da revisão bibliográfica chegou-se a hipótese de que as mudanças na estrutura organizacional na década de 90 fundaram-se na formação das equipes de trabalho. A hipótese orientou o delineamento e a condução do trabalho de campo, segunda parte da pesquisa. A metodologia que orientou o trabalho de campo caracterizou-se por um estudo multicasos junto a cinco empresas de grande porte, do setor industrial, de ramos de atividade econômica diversa e que realizaram mudanças estruturais. Este artigo relata o estudo de quatro das empresas que utilizaram as equipes de trabalho nas mudanças promovidas.
A metodologia teve caráter descritivo e exploratório em face da revisão bibliográfica ter revelado escassez de trabalho empírico sobre o tema no Brasil. A coleta de dados foi feita pelo intermédio da observação, entrevistas e análise documental junto aos executivos e aos operários das empresas estudadas. A coleta de dados foi direcionada para as equipes ligadas diretamente ao processo de produção em face do interesse dos pesquisadores e da inserção da pesquisa no Mestrado em Engenharia de Produção, da Escola de Engenharia de São Carlos – USP. Os resultados alcançados permitem uma melhor compreensão da trajetória e natureza das mudanças estruturais nas organizações e suas respectivas formas de organização do trabalho.