segunda-feira, 1 de abril de 2013

DESONERAR PARA MELHOR EDUCAR


  • NINO BELLIENY

    O CEO do Grupo Redentor de Ensino, Luis Adriano Silva, escreve muito em poucas palavras:

    Desoneração da Folha de Pagamentos para o Ensino Superior já !
    Luis Adriano Silva*
    Nosso principal argumento é econômico. Posso destacar alguns números do ensino superior particular no país: geração de 425 mil empregos (227 mil professores e 198 mil funcionários da área administrativa).
    Hoje o ensino privado é o grande responsável pelo acesso à educação superior no país: entre 75% e 80% das matrículas universitárias são particulares contra 20% da oferta nas universidades públicas. E o governo, se quiser atingir as suas metas de aumento de graduados no país, ( e está conseguindo através do FIES) será com o Ensino Privado.

    A geração de caixa do setor é pequena se comparada a outras atividades.
    "Tributar" a folha de pagamentos, que em muitas IES chega a 70% da receita, em vez de tributar o faturamento, prejudica a sua capacidade de investimento em melhorias de infraestrutura, oferta de bons salários e cursos de qualificação docente. A política de desoneração é um dos maiores acertos da política econômica do governo, mas é crucial que nosso setor seja contemplado.


    Concluindo:

    Os impactos positivos são: hoje apenas 18% dos nossos jovens estão matriculados no ensino superior. Se olharmos para qualquer país desenvolvido esse percentual é altíssimo. Citando a Coreia do Sul, por exemplo, chega a quase totalidade de seus jovens. Como o ensino superior privado no país, como já disse, é o grande responsável pelas matrículas no país ( 80% ), e   queremos que o percentual de jovens no ensino superior aumente( é meta do governo dobrar até 2020), a desoneração da folha das Universidades privadas se faz urgente e necessária, para que consiga investir mais, melhorar a qualidade dos nossos docentes, e contribuir decisivamente para incluir o país em uma novo patamar de desenvolvimento econômico e social sustentável.

    *Luis Adriano Silva é um dos mais destacados executivos da Educação no Estado do Rio e no Brasil.